Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Todos os dias 10 portugueses deixam de pagar a casa

Voltou a aumentar no terceiro trimestre do ano o número de portugueses em situação de incumprimento no crédito à habitação. Dados divulgados pela Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, hoje citados pelo Jornal de Negócios, revelam que por cada dia útil, 10 portugueses deixam de conseguir pagar a casa.

Todos os dias 10 portugueses deixam de pagar a casa
Notícias ao Minuto

09:12 - 13/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Crédito

Actualmente, há 148.500 casos de incumprimento no pagamento do crédito à habitação, ou seja, mais 2.200 do que no início do ano, revelam dados da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, citados pela edição desta quarta-feira do Jornal de Negócios.

Este número mostra ainda que face ao final do ano passado (146.224) houve um aumento de 15%, o que significa que há 10,2 novos casos de incumprimento por cada dia útil. Contudo, o pico de 150 mil casos registado em Junho de 2012 está ainda longe.

Assim sendo, por cada 100 portugueses, explica o Jornal de Negócios, há 6,3 que deixaram de pagar as prestações da casa.

O crédito à habitação é, no entanto, o único que contraria a evolução positiva registada nos empréstimos ao consumo e entre os empresários em nome individual no terceiro trimestre do ano.

Os dados da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal indicam que os primeiros registaram uma queda de 5,1% no número de casos de incumprimento nos últimos seis meses e que em relação aos empresários em nome individual há agora menos 20.743 casos face ao passado mês de Março.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório