Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Publicado regime de aposentação que aproxima Função Pública do privado

Decreto-lei que altera o Estatuto da Aposentação e o Estatuto das Pensões de Sobrevivência e cria o novo regime de aposentação antecipada foi publicado, esta terça-feira, em Diário da República.

Publicado regime de aposentação que aproxima Função Pública do privado
Notícias ao Minuto

10:15 - 13/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Decreto-lei

O decreto-lei que revê o regime de aposentação antecipada aos funcionários públicos foi publicado hoje em Diário da República. Apesar de entrar em vigor daqui a cinco dias, só produz efeitos a partir de 1 de outubro.

A principal alteração que consta desta diploma é o facto de o “Estatuto das Aposentação passar a permitir o acesso à aposentação antecipada aos beneficiários que tenham, pelo menos, 60 anos de idade e que, enquanto tiverem essa idade, completem pelo menos 40 anos de serviço efetivo, sem aplicação do fator de sustentabilidade, em condições semelhantes às do regime geral de segurança social”.

O decreto ressalva, contudo, que se mantém em vigor o atual regime para os beneficiários que não reúnam as condições de acesso ao novo regime de aposentação antecipada.

“O presente decreto-lei consagra ainda o princípio do tratamento mais favorável, também à semelhança do que foi previsto para o regime geral de Segurança Social. Introduz, igualmente, medidas de simplificação e agilização na comunicação com os subscritores do regime convergente, designadamente no âmbito das notificações, da prova escolar, bem como no regime aplicável às pensões de sobrevivência”, lê-se no Diário da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório