Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mercados agitados na Argentina após revés eleitoral de Macri

A moeda argentina (peso) e a bolsa de Buenos Aires negociavam hoje em queda, um dia depois da derrota do presidente liberal Maurício Macri nas eleições primárias de domingo na Argentina, dificultando a sua reeleição.

Mercados agitados na Argentina após revés eleitoral de Macri
Notícias ao Minuto

19:21 - 12/08/19 por Lusa

Economia Argentina

Na abertura dos mercados na terceira economia da América Latina, a bolsa desceu mais de 10%, mas a queda era de 30% às 17h00 (hora de Lisboa).

Na sexta-feira, o índice Merval subiu 8% num ambiente de otimismo em relação aos resultados eleitorais de domingo.

No mercado cambial, 53 pesos valiam um dólar, quando na sexta-feira a moeda norte-americana valia 46,55 pesos, uma desvalorização de 14% da divisa argentina.

"Uma rutura nas decisões políticas (pelo próximo Governo argentino) é o cenário mais provável", resumia hoje uma nota do banco JP Morgan para explicar a inquietação dos mercados.

O presidente Macri reuniu-se hoje com o presidente do banco central, Guido Sandleris, e haverá um Conselho de Ministros à tarde (hora local) para seguir a evolução dos mercados.

"O presidente devia transmitir uma mensagem de tranquilidade. Os mercados estão agitados porque o Governo está numa situação em que não pode dar resposta" à crise económica, afirmou à Radio 10 o candidato de centro-esquerda Alberto Fernandez, vencedor das primárias de domingo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório