Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

STRUN pede a trabalhadores que não se intimidem com serviços minímos

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) vai manter a greve entre 12 e 20 de agosto, associando-se à convocada para o setor, e apela aos motoristas a não se deixarem "intimidar" pelos serviços mínimos.

STRUN pede a trabalhadores que não se intimidem com serviços minímos
Notícias ao Minuto

16:34 - 09/08/19 por Lusa

Economia Sindicato

Na sua página oficial da rede social Facebook, o STRUN refere hoje, em comunicado, que a greve dos motoristas de mercadorias seus associados vai decorrer das 00:00 de segunda-feira às 24:00 de 20 de agosto, nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

"A ANTRAM [Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias] embora admita que as nossas reivindicações são justas e que as empresas estão a deturpar algumas cláusulas e outras que tem mesmo de ser revistas, assim como a ata partidária de 6/12/2018, mas não está disponível para o fazer de imediato, argumentando que no decorrer das negociações serão revistas essas matérias", aponta o sindicato como um dos motivos da greve.

Dizendo não se deixar "ir em promessas", o STRUN garante que não desconvocará a greve, independentemente do que venham outras organizações sindicais a fazer.

"O Governo decretou serviços mínimos entre os 50% e 100% e os partidos de direita já falam em alterar a lei da greve, o que para nós é uma vergonha", reforça.

Por esse motivo, a entidade sindical apela os trabalhadores a manterem-se "firmes" na defesa dos seus direitos e a não se deixarem intimidar pelos serviços mínimos, pela ameaça de requisição civil ou por qualquer outras ameaças.

As reivindicações dos trabalhadores são "mais do que justas", sublinha, acrescentando que os "exploradores e quem os apoia" têm de alterar a sua posição senão existirão mais lutas.

Os sindicatos Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e Independente de Motoristas de Mercadorias (SIMM) marcaram uma greve, que começa na segunda-feira, por tempo indeterminado, acusando a ANTRAM de não querer cumprir o acordo assinado em maio.

Esta greve ameaça parar o país em pleno mês de agosto, uma vez que vai afetar todas as tipologias de transporte de todos os âmbitos e não apenas o transporte de matérias perigosas. O abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços deve ser afetado.

Na quarta-feira, o Governo decretou serviços mínimos entre 50% e 100% para a greve dos motoristas de mercadorias e o Conselho de Ministros aprovou a declaração de período de emergência energética entre as 23:59 desta sexta-feira e as 23:59 de 21 de agosto para todo o território nacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório