Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Lesados do BES manifestam-se em Lisboa por "confisco" das suas poupança

Um grupo de lesados do BES/Novo Banco, que se manifestou hoje, em Lisboa, disse à Lusa que as suas poupanças "foram confiscadas" e reivindicou "a totalidade do seu dinheiro" e "não apenas parte dele".

Lesados do BES manifestam-se em Lisboa por "confisco" das suas poupança
Notícias ao Minuto

16:44 - 08/08/19 por Lusa

Economia Lesados do BES

Em declarações à agência Lusa, Manuel Sousa, emigrante em França há 49 anos, garantiu que "sempre teve confiança no país" e que "um dia mais tarde, na reforma, gostaria de viver em Portugal, na sua terra", mas que as "suas poupanças lhe foram confiscadas".

"Na véspera, praticamente, de entrar na reforma e de começar a usufruir das minhas poupanças, estes senhores confiscaram o nosso dinheiro", afirmou, referindo que "já lá vão cinco anos".

O grupo de lesados iniciou o protesto junto à sede do Novo Banco, percorrendo depois a Avenida da Liberdade, concentrando-se em frente do Banco de Portugal, seguindo para a Assembleia da República, a residência oficial do primeiro-ministro e, por último, para o Palácio de Belém.

Segurando bandeiras negras e de alguns países, como Espanha e França, e usando faixas em que exigiam a "devolução do dinheiro" e a demissão do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, o grupo de lesados percorreu as ruas de Lisboa dizendo: "Fomos Roubados e enganados pelo BES. Não atiramos a toalha ao chão", "Novo Banco ladrão das nossas poupanças" e "Novo Banco paga o que deves".

"Há campanhas eleitorais onde [os políticos] prometem imensas coisas e depois de lá chegarem [ao poder] nada fazem", afirmou Manuel Sousa, acrescentando: "Depois de lá chegarem, a gente tenta falar com os dirigentes destes país, nomeadamente o sr. primeiro-ministro, e ele foge. Primeiro promete, depois diz 'aguentem' e no fim do mandato foge".

Segundo Manuel Sousa, "estes senhores [do Novo Banco] não pagam, o Banco de Portugal não obriga e o Governo está atualmente ausente", pelo que os lesados vão continuar com as ações de protesto.

Já António Silva, outros dos lesados ouvidos pela Lusa, considerou que a situação se arrasta por culpa do "governador do Banco de Portugal", pois alega que o regulador quando "mandou criar a primeira provisão sabia que estava a fazer uma burla".

António Silva afirma que "na data das aplicações o dinheiro estava vencido, automaticamente estava à guarda do banco, garantido por uma provisão que o governador mandou fazer e garantido pelas declarações dos mais altos dirigentes da Nação".

"E como o nosso dinheiro estava à guarda do banco, era um bem, tinha que ser devolvido logo na data da resolução", argumentou.

"O país inteiro, governantes, entidades e justiça sabem quem são os 'ladrões', mas nada fazem", lamentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório