Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Emirados retiram queixa contra Qatar em caso de disputa comercial

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram hoje ter retirado uma queixa apresentada à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o Qatar por interdição de produtos do país, dado Doha ter renunciado a "medidas discriminatórias".

Emirados retiram queixa contra Qatar em caso de disputa comercial
Notícias ao Minuto

13:30 - 08/08/19 por Lusa

Economia OMC

"As medidas discriminatórias do Qatar em relação a produtos (...) dos Emirados Árabes Unidos, impostas em maio e junho de 2018, violaram as obrigações e compromissos do Qatar enquanto membro do OMC", refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado.

"A 31 de março de 2019, o Qatar retirou as medidas em questão (...) Consequentemente, os Emirados Árabes Unidos notificaram a OMC da sua vontade de encerrar o processo contra o Qatar", que tinha sido iniciado em janeiro, adianta.

A disputa comercial estava ligada à crise diplomática entre o Qatar e quatro países árabes, incluindo os Emirados, que suspenderam as relações diplomáticas com Doha e impuseram um embargo acusando o país de apoiar islamitas radicais e de se aproximar do Irão.

O Qatar sempre rejeitou as acusações lançadas pelos Emirados, Arábia Saudita, Bahrein e Egito e acusou por seu turno estes países de procurarem uma mudança de regime em Doha.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório