Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Wall Street cai após desvalorização da moeda chinesa

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje em baixa acentuada no início da sessão, após uma desvalorização da moeda chinesa (yuan), o que pode intensificar a guerra comercial entre Washington e Pequim.

Wall Street cai após desvalorização da moeda chinesa
Notícias ao Minuto

15:17 - 05/08/19 por Lusa

Economia Bolsas

Às 14h46 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones descia 1,82% para 26.001,66 pontos e o Nasdaq perdia 2,45% para 7.808,07 pontos.

O índice alargado S&P 500 recuava 1,63% para 2.884,31 pontos.

A taxa de câmbio do yuan chinês face ao dólar norte-americano rompeu hoje a 'barreira psicológica' de sete unidades para um dólar, com a moeda chinesa em mínimos de 2008.

Um porta-voz do Banco Popular da China disse, citado pelo mesmo portal, que a depreciação do yuan é justificada por "medidas unilaterais e protecionismo comercial" e pela "imposição do aumento de tarifas contra a China", numa clara referência ao último episódio da guerra comercial que Pequim e Washington mantêm desde março de 2018.

Na quinta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a imposição de novas tarifas de 10% sobre produtos chineses avaliados em 300 mil milhões de dólares a partir de 1 de setembro. O Ministério do Comércio da China respondeu que retaliaria, sem adiantar pormenores.

Uma das principais queixas dos Estados Unidos, no contexto do conflito comercial, é que Pequim manipula a moeda para impedir a sua valorização, evitando que as exportações percam competitividade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório