Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Cartel dos seguros paga multa mais elevada de sempre. São 54 milhões

Em causa está o facto de as empresas envolvidas no cartel combinarem entre si os valores que apresentavam a grandes clientes empresariais.

Cartel dos seguros paga multa mais elevada de sempre. São 54 milhões
Notícias ao Minuto

08:49 - 01/08/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Cartel

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta quinta-feira, que multou em 54 milhões de euros as companhias de seguros e respetivos dirigentes envolvidos no "cartel das seguradoras", numa investigação que começou em maio de 2017 e foi agora concluída. 

"A AdC puniu com um total de mais de 54 milhões de euros as companhias de seguros e respetivos dirigentes envolvidos no 'cartel das seguradoras', processo agora concluído com a condenação da Lusitania – Companhia de Seguros S.A. e Zurich Insurance PLC", adianta a instituição, em comunicado

Em causa está o facto de as empresas envolvidas no cartel combinarem entre si os valores que apresentavam a grandes clientes empresariais na contratação de seguros, "apresentando sempre valores mais altos, de modo a que a seguradora incumbente mantivesse sempre o cliente".

Por isso, a AdC condenou a Lusitania e a Zurich, dois administradores e dois diretores a uma coima superior a 42 milhões de euros, valor ao qual se junta os 12 milhões de euros já pagos pela Fidelidade e Multicare.

O montante da multa, sublinhe-se, é definido "tendo em conta a gravidade da infração e de acordo com o volume de negócios da empresa e a remuneração anual dos dirigentes envolvidos, podendo chegar a um máximo de 10%", esclarece a Concorrência.

No seguimento da abertura do processo, em maio, a AdC realizou diligências de busca e apreensão em instalações das empresas visadas, durante os dois meses que se seguiram, "tendo sido adotada uma Nota de Ilicitude (acusação) a 21 de agosto de 2018 contra cinco seguradoras: a Seguradoras Unidas, a Fidelidade, a Multicare, a Lusitania e a Zurich". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório