Cartel dos seguros paga multa mais elevada de sempre. São 54 milhões

Em causa está o facto de as empresas envolvidas no cartel combinarem entre si os valores que apresentavam a grandes clientes empresariais.

Notícia

© iStock

Beatriz Vasconcelos
01/08/2019 08:49 ‧ 01/08/2019 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Cartel

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta quinta-feira, que multou em 54 milhões de euros as companhias de seguros e respetivos dirigentes envolvidos no "cartel das seguradoras", numa investigação que começou em maio de 2017 e foi agora concluída. 

"A AdC puniu com um total de mais de 54 milhões de euros as companhias de seguros e respetivos dirigentes envolvidos no 'cartel das seguradoras', processo agora concluído com a condenação da Lusitania – Companhia de Seguros S.A. e Zurich Insurance PLC", adianta a instituição, em comunicado

Em causa está o facto de as empresas envolvidas no cartel combinarem entre si os valores que apresentavam a grandes clientes empresariais na contratação de seguros, "apresentando sempre valores mais altos, de modo a que a seguradora incumbente mantivesse sempre o cliente".

Por isso, a AdC condenou a Lusitania e a Zurich, dois administradores e dois diretores a uma coima superior a 42 milhões de euros, valor ao qual se junta os 12 milhões de euros já pagos pela Fidelidade e Multicare.

O montante da multa, sublinhe-se, é definido "tendo em conta a gravidade da infração e de acordo com o volume de negócios da empresa e a remuneração anual dos dirigentes envolvidos, podendo chegar a um máximo de 10%", esclarece a Concorrência.

No seguimento da abertura do processo, em maio, a AdC realizou diligências de busca e apreensão em instalações das empresas visadas, durante os dois meses que se seguiram, "tendo sido adotada uma Nota de Ilicitude (acusação) a 21 de agosto de 2018 contra cinco seguradoras: a Seguradoras Unidas, a Fidelidade, a Multicare, a Lusitania e a Zurich". 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas