Procurar

Movimento de mercadoria no porto de Viana do Castelo aumenta 16%

O porto de Viana do Castelo movimentou 213 mil toneladas de mercadoria nos primeiros seis meses deste ano, mais 16,3% face ao período homólogo de 2018, tendo as exportações representado 74% daquela carga, informou hoje a administração daquele porto.

Movimento de mercadoria no porto de Viana do Castelo aumenta 16%

© Reuters

Lusa
01/08/2019 06:05 ‧ há 6 anos por Lusa

Economia

Semestre

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) adiantou que "os granéis sólidos registaram o maior aumento, mais 139% face ao mesmo período de 2018", e destacou um "forte crescimento dos agroalimentares, cerca de 42 mil toneladas, tornando-se nas principais mercadorias importadas através da infraestrutura portuária".

"O Porto de Viana do Castelo tem vindo a surpreender, pelo que se prevê que este seja o melhor ano dos últimos seis. É certo que esta infraestrutura dispõe de capacidade instalada e de condições para satisfazer as exigências da região e a prova está nos números hoje divulgados", afirmou a administração da APDL.

Segundo a administração do porto da capital do Alto Minho, "as exportações representaram 74% do movimento global do porto minhoto", sendo "o papel kraft a principal mercadoria exportada".

Em fevereiro, adiantou a APDL, "iniciou-se a construção dos novos acessos rodoviários ao setor comercial do porto de Viana do Castelo, representando um investimento de 5,3 milhões de euros".

Aqueles acessos, "pretende melhorar a acessibilidade à infraestrutura portuária, reforçando a sua competitividade e alargando o seu 'hinterland'".

Em causa está uma rodovia com 8,8 quilómetros, que ligará o porto comercial ao nó da Autoestrada 28 (A28) em São Romão de Neiva, permitindo retirar o tráfego de pesados do interior de vias urbanas.

A obra, "com prazo de execução de 18 meses, é financiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10