Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Fed cortou as taxas de juro pela primeira vez em dez anos

A Reserva Federal norte-americana enfrentar as incertezas provocadas pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e a baixa inflação crónica.

Fed cortou as taxas de juro pela primeira vez em dez anos
Notícias ao Minuto

19:12 - 31/07/19 por Fábio Nunes

Economia Fed

A Reserva Federal norte-americana anunciou o tão aguardado corte nas taxas de juro, algo que já não se verificava desde dezembro de 2008, de acordo com a Associated Press. O banco central dos Estados Unidos vai reduzir ligeiramente as taxas de juro de referência para um valor entre os 2% e os 2,25%. Antes as taxas de juro situavam-se entre os 2,25% e os 2,50%. 

A última vez que a Fed cortou a taxa de juro, há dez anos, a economia norte-americana (e a global) vivia uma crise financeira de grande escala, a crise de 2008. 

O momento agora é bem diferente, mas a decisão da Fed liderada por Jerome Powell pretende enfrentar as incertezas provocadas pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a inflação crónica e uma perspectiva negativa da economia mundial.

Há muito que Donald Trump criticava a Fed e Jerome Powell por não anunciarem o corte nas taxas de juro. Ainda esta segunda-feira voltou a fazê-lo através do Twitter. 

O presidente norte-americano escreveu que a "Fed tomou todas as decisões erradas" nos últimos anos e que um pequeno corte nas taxas de juro "não é suficiente". 

[Notícia atualizada às 19h34]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório