Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

IP investe três milhões de euros na Linha da Beira Baixa

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje que vai iniciar uma intervenção de reabilitação de via em cinco troços da Linha da Beira Baixa, obra que envolve um investimento global de três milhões de euros.

IP investe três milhões de euros na Linha da Beira Baixa
Notícias ao Minuto

13:27 - 31/07/19 por Lusa

Economia Ferrovia

Em comunicado enviado à agência Lusa, a IP explica que a intervenção de reabilitação nos cinco troços da Linha da Beira Baixa vai ocorrer entre o quilómetro 13,195, em Abrantes, no distrito de Santarém, e o quilómetro 53,422, em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

Trata-se de uma empreitada de beneficiação que envolve um investimento global de cerca de três milhões de euros, sendo que 1,4 milhões de euros correspondem ao valor de adjudicação da empreitada e 1,5 milhões de euros dizem respeito ao custo associado aos materiais a serem aplicados e que serão fornecidos pela própria IP.

"Esta intervenção tem como principais objetivos o reforço dos níveis de segurança, qualidade e disponibilidade da infraestrutura, beneficiando as condições de conforto e comodidade para os utilizadores da Linha da Beira Baixa", lê-se na nota.

A IP explica que a obra inclui a substituição de carril em barra curta por carril em barra longa soldada e de travessas de madeira especiais nas pontes da Foz da Figueira e da Foz do Açúcar, localizadas em Fratel, no concelho de Vila Velha de Ródão.

Vai ainda ser beneficiado o sistema de drenagem em toda a extensão do troço e ser feito o desguarnecimento, reposição do balastro e ataque mecânico pesado.

O prazo de execução da obra é de 120 dias e os trabalhos vão decorrer em período noturno, para "minimizar os impactos na circulação ferroviária".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório