Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PSI20 segue negativo com BCP em queda e a pressionar negociações

A bolsa de Lisboa segue hoje em terreno negativo, em linha com as principais congéneres europeias, com o BCP a cair mais de 4% e a pressionar as negociações.

PSI20 segue negativo com BCP em queda e a pressionar negociações
Notícias ao Minuto

09:58 - 30/07/19 por Lusa

Economia Bolsas

Pelas 09:05, o principal índice da bolsa de Lisboa seguia a recuar 0,87% para 5.090,25 pontos, com cinco ações em alta, 11 em baixa e duas inalteradas.

As ações do BCP - que divulgou na segunda feira que o lucro avançou 13% no primeiro semestre em termos homólogos para 169,8 milhões de euros - seguiam a perder 4,19% para 0,24 euros, seguidas das da Ramada Investimentos, que desvalorizavam 2,69% para 6,52 euros.

A EDP, por sua vez, seguia a recuar 0,35% para 3,37 euros e a Jerónimo Martins deslizava 0,03% para 14,72 euros.

Os CTT também negoceiam em baixa de 2,20% para 1,96 euros.

De acordo com a analista da XTB, Carla Santos, com a notícia que terão que reduzir o preçário do serviço postal uma vez que não atingiram as metas de qualidade mínima nos prazos de entrega e não estão a proceder corretamente em relação ao livro de reclamações, os investidores pressupõem a redução de margens do serviço postal, área já bastante pressionada nos CTT, levando a cotação a reagir em baixa.

Do lado dos ganhos, seguia a Galp Energia a avançar 1,17% para 14,31 euros, evitando maiores perdas do índice, seguida da Corticeira Amorim que subia 0,72% para 9,77 euros.

Lisboa seguia a negociar em linha com as principais bolsas europeias, que estavam hoje negativas, com os investidores a aguardarem as conclusões da reunião de dois dias da Reserva Federal norte-americana (Fed) em que a instituição poderá anunciar uma descida das taxas de juro.

Os investidores esperam que a FED, que iniciou hoje uma reunião de dois dias, decida baixar as taxas de juro, pela primeira vez em 10 anos, depois do Presidente norte-americano, Donald Trump, ter insistido, na rede social Twitter, que um pequeno corte das taxas de juro não é suficiente, de forma a pressionar a FED a tomar uma posição mais agressiva.

Os investidores estarão também atentos hoje a uma nova ronda de negociações entre os EUA e a China, em Xangai, embora não sejam esperados grandes avanços.

Trata-se do primeiro frente-a-frente entre o representante do Comércio e o secretário do Tesouro dos EUA, Robert Lighthizer e Steven Mnuchin, respetivamente, com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, desde que os presidentes Donald Trump e Xi Jinping acordaram um segundo período de tréguas, no mês passado.

O preço do crude Brent iniciou a sessão em alta, a avançar 64,03 dólares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório