Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Banco do Japão mantém taxas de juro e programa de estímulo monetário

O Banco do Japão (BOJ) decidiu hoje manter inalteradas as taxas de juro de referência e prosseguir o programa de estímulo monetário "enquanto for preciso", para alcançar uma taxa de inflação de 2%.

Banco do Japão mantém taxas de juro e programa de estímulo monetário
Notícias ao Minuto

07:46 - 30/07/19 por Lusa

Economia Japão

O comunicado da instituição emissora, aprovado no final de uma reunião de dois dias, indicou que por uma maioria de sete votos a favor e dois contra, foi decidido manter em -0,1% a taxa de juros a curto prazo para os depósitos das instituições financeiras no BOJ.

As medidas de estímulo monetário "procuram conseguir uma estabilidade dos preços de 2%" e serão mantidas "enquanto for preciso para manter esse objetivo de uma maneira estável", indicou.

A taxa de inflação japonesa subiu 0,6% em junho passado, enquanto o ano de 2018 terminou com uma inflação de 0,9%, longe da meta de 2% fixada pelo BOJ.

O banco emissor afirmou que vai manter estes níveis "extremamente baixos" nas taxas de juro "pelo menos até à primavera de 2020", tendo em conta "as incertezas" nas economias mundiais.

O BOJ também está a considerar a intenção do Governo de Shinzo Abe de aumentar o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), a partir de outubro próximo, de 8% para 10%.

A decisão de manter as taxas de juro inalteradas surge numa altura em que a economia japonesa começa a sentir o impacto da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, principais parceiros comerciais do Japão.

O BOJ concluiu o encontro mensal sobre política monetária na véspera da reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos, durante a qual vários analistas consideraram possível ser decidido um corte de 25 pontos nas taxas de juro de referência norte-americanas.

A acontecer, este corte pode reforçar o valor do iene face ao dólar, o que prejudicaria as exportações nipónicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório