Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Trabalhadores STCP querem integrar discussão sobre futuro da empresa

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) pediram hoje ao primeiro-ministro para diligenciar no sentido de estes serem envolvidos na discussão do futuro da empresa, reforçando que os municípios "não estão vocacionados" para a sua gestão.

Trabalhadores STCP querem integrar discussão sobre futuro da empresa
Notícias ao Minuto

18:25 - 29/07/19 por Lusa

Economia Transportes

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores da STCP refere que, depois de terem pedido uma reunião com caráter de urgência ao ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e de não terem obtido resposta, decidiram agora apelar a António Costa.

Desde o início da transferência de competências da gestão da STCP para as autarquias que os trabalhadores se opuseram a este processo por entenderem que "em nenhuma circunstância" nem os interesses das populações, nem da empresa estarem "devidamente salvaguardados", recorda.

Lembrando que, mesmo assim mantiveram o beneficio da dúvida, os trabalhadores dizem que passados 18 meses confirmam os seus receios, nomeadamente o de que os municípios não estão vocacionados para a gestão de transportes.

"Facto esse que se tem vindo a verificar pelas posições antagónicas assumidas por quem tem a responsabilidade na gestão da STCP", salienta a nota.

"As recentes notícias, onde foi reconhecido publicamente o valor de aproximadamente de meio milhão de euros por ano distribuído ilegalmente aos operadores privados, verba resultante da canibalização da zona de exclusividade da STCP, provocou nestas ORTS [órgãos representativos dos trabalhadores] uma sensação de incredibilidade, quando após esta evidência ter sido tornada pública, nenhuma das autoridades competentes em Portugal tenha tomado qualquer diligência de repor a legalidade e de se apurarem os responsáveis desta situação", reforça.

Os trabalhadores assumem que "sempre tiveram receio" que os municípios privilegiassem os operadores privados em detrimento da STCP, acrescentando que esta situação é "facilmente comprovável pela moratória assinada pelos seis municípios na Área Metropolitana do Porto na tentativa de legalizar a ilegalidade referida, permitindo que os operadores privados continuem a violar a zona de exclusividade da STCP até janeiro de 2020 e só após esta data é que equacionam reter estas verbas".

A comissão considera que o atual Governo assume a mesma estratégia do anterior, não envolvendo na discussão do futuro da STCP os trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório