Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2019
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

Sindicato do setor dos transportes em greve a partir de 12 de agosto

Trabalhadores vão parar entre 12 e 20 de agosto.

Sindicato do setor dos transportes em greve a partir de 12 de agosto

Os trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte, representados pelo STRUN, vão paralisar entre 12 e 20 de agosto, data que coincide com a grave dos motoristas de matérias perigosas.

Contactado pelo Notícias ao Minuto, o coordenador do STRUN, José Manuel Silva, confirmou a paralisação e garantiu que o pré-aviso de greve foi enviado na sexta-feira à Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e à Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

De acordo com a notícia avançada pela SIC Notícias, o sindicato recusa-se a cumprir os serviços mínimos, mas deixa a garantia que serão prestadas as necessidades sociais impreteríveis.

"O STRUN declara, porém, que assegurará no decorrer da greve, serviços que, em função de circunstâncias concretas e imprevisíveis venham a mostrar-se necessárias à satisfação de necessidades sociais impreteríveis", pode ler-se no pré-aviso, documento ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.

Já na semana passada, os motoristas afetos ao STRUN anunciaram que iriam reivindicar em tribunal direitos que dizem não estar a ser cumpridos, como a média das horas extra e folgas.

O dia 12 de agosto promete ser complicado, porque é também quando arrancam as greves dos sindicatos Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), por tempo indeterminado.

O Governo terá de definir, nos próximos dias, os serviços mínimos que os trabalhadores têm de cumprir, uma vez que os sindicatos e a entidade que representa as transportadoras não chegaram a um acordo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório