Meteorologia

  • 24 JANEIRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Lucro do BPI cai 63% até junho para 134,5 milhões

O lucro do BPI caiu 63% no primeiro semestre para 134,5 milhões de euros, anunciou hoje o banco justificando os resultados com os impactos positivos extraordinários registados no primeiro semestre de 2018 e que não se repetiram em 2019.

Lucro do BPI cai 63% até junho para 134,5 milhões
Notícias ao Minuto

08:47 - 29/07/19 por Lusa

Economia BPI

Em comunicado, a instituição sinaliza que a queda no lucro dos primeiros seis meses é explicada pelos impactos positivos extraordinários de 118 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2018, essencialmente ganhos com a venda de participações, mas também pela alteração da classificação contabilística do Banco Fomento de Angola (BFA) no final de 2018.

O lucro líquido recorrente da atividade registada em Portugal alcançou os 86,9 milhões de euros no período, o que corresponde a uma redução homóloga de 17%, que inclui o resultado do primeiro semestre deduzido do dividendo de acordo com o limite superior da política de dividendos, sujeito à aprovação pela entidade de supervisão, as imparidades de 11 milhões de euros em fundos de recuperação e a redução em cinco milhões de euros do lucro em operações financeiras e outros proveitos.

O contributo do BFA para o lucro consolidado no primeiro semestre 2019 ascendeu a 38,1 milhões de euros, "refletindo os dividendos líquidos relativos ao exercício de 2018, atribuídos ao BPI".

Os recursos totais de clientes do BPI aumentaram 2,7% para 905 milhões de euros, enquanto a carteira total de crédito a clientes (bruto) aumentou 1,4% para 336 milhões de euros.

O BPI sinaliza que o rácio de malparado (Non-performing Exposures - NPE) permaneceu "robusto", baixando duas décimas para 3,3%.

O rácio de CET1 ascendeu a 13,4% e o rácio total situou-se nos 15,2%, acrescenta.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório