Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Conhece o Monopólio? Há sete lições financeiras a aprender com o jogo

Saiba como é que pode aplicar à vida real as conclusões do jogo de tabuleiro.

Conhece o Monopólio? Há sete lições financeiras a aprender com o jogo
Notícias ao Minuto

07:00 - 28/07/19 por Notícias ao Minuto

Economia Monopólio

O jogo Monopólio é já tem alguns anos mas, acredite, as conclusões que pode retirar ao jogá-lo são muito atuais. Se nunca jogou este jogo de tabuleiro pelo menos já deve ter ouvido falar, é um jogo competitivo mas que pode aplicar a circunstâncias da vida real.

A clínica especializada em finanças pessoais Doutor Finanças revela que há sete lições que pode retirar do Monopólio:

  • Antes de lançar os dados tenha uma estratégia - "Assim que rolam pela primeira vez os dados no Monopólio dá-se início a uma competição de todos os jogadores pela compra de propriedades. Na maioria dos casos os jogadores começam a comprar compulsivamente todas as propriedades em que calham. Por norma este tipo de decisão terá fortes consequências no decorrer da partida, acabando por levar a uma crise financeira. Na vida real, quando conseguimos juntar algum dinheiro, não devemos investir sem uma estratégia bem definida."

  • Se não investir, não será o vencedor - "Quando jogamos Monopólio por norma existe sempre um jogador que demonstra muito medo em comprar propriedades ou adicionar valor às mesmas. Ao não comprar propriedades, não investir nas mesmas, e não tentar criar um monopólio, acabará por ficar à mercê das rendas dos seus adversários e de despesas inesperadas que vão surgindo. O resultado final é previsível, vai acabar por não ter dinheiro para pagar as suas dívidas, acabando por ir à falência."

  • O Rossio e a Rua Augusta não chegam para ganhar o jogo - "No Monopólio todos querem ficar com as propriedades mais caras, que têm rendas extremamente elevadas para quem ali calhar. No entanto não vai conseguir ser o grande vencedor só com essas propriedades. No Monopólio, o ideal é ter várias fontes de rendimento, principalmente próximas umas das outras. Assim durante o jogo estará sempre a receber dinheiro cada vez que alguém cair numa das suas propriedades. Na vida real é sempre preferível ter várias fontes de rendimento, do que colocar todas as suas poupanças num só investimento."

  • Previna-se para que as cartas de azar não o levem à falência - "Para além das rendas que temos que pagar aos nossos adversários no jogo, existem também as cartas azuis (com o ponto de interrogação) e as castanhas (caixa comunitária) que podem trazer bons prémios ou pagamentos inesperados. Se tivermos azar e o nosso dinheiro estiver todo investido em propriedades teremos um problema em mãos para resolver, tendo que hipotecar propriedades ou até vender alguns bens."

  • Companhias de água e luz valem o investimento? - "Para além das ruas que pode comprar no Monopólio existem outros negócios que pode adquirir. A maioria dos jogadores deixa este tipo de investimento ficar para o meio ou final do jogo, pois o retorno financeiro não é tão alto como as outras propriedades. Com o nosso dinheiro, a política de investimento deve ser a mesma, ou seja, avaliar sempre o retorno financeiro antes de investir."

  • Cuidado com as propriedades que só são rentáveis no início do jogo - "Quem já jogou Monopólio lembra-se certamente daquelas propriedades mais baratas que compramos no início do jogo. Ao princípio dão algum dinheiro, mas depois de estarem com o máximo de investimento (casas e hotel) acabam por não ser tão rentáveis como as restantes no tabuleiro."

  • Se tiver pouco dinheiro, comprar o Rossio pode ser o primeiro passo para a falência - "Durante o jogo, todos os jogadores têm a ambição de comprar as propriedades mais caras. Por vezes estas casas ficam sem dono durante algum tempo, e quando surge a oportunidade para adquiri-las já temos pouco dinheiro. Ao comprar por exemplo o Rossio quando já não tem quase dinheiro é uma jogada de risco elevado. Se ficar sem dinheiro e calhar na propriedade de um adversário que já tenha casas como investimento poderá ser o início da sua crise financeira."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório