Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Selecionados 18 projetos em Concurso de Investigação em Fogos Florestais

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) selecionou 18 projetos no âmbito do 2.º Concurso de Investigação em Fogos Florestais, num financiamento que ronda os quase cinco milhões de euros, foi hoje anunciado.

Selecionados 18 projetos em Concurso de Investigação em Fogos Florestais
Notícias ao Minuto

15:13 - 25/07/19 por Lusa

Economia FCT

selecionados 18 projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico ( vão ser desenvolvidos ao longo de três anos.

O Concurso de Investigação em Fogos Florestais, que resulta da Resolução do Conselho de Ministros n. 159/2017, de 30 de outubro, visa "fortalecer competências e capacidades científicas e tecnológicas em matéria de prevenção e combate de incêndios florestais", tendo em vista a "produção de novos conhecimentos orientados para a solução de problemas concretos", explica a instituição.

De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros, é no âmbito do relatório de 12 de outubro de 2017, criado pela Comissão Técnica Independente (), que surge este programa que tem como principal objetivo "aplicar o conhecimento gerado aos problemas concretos do país".

"Considerando as condições meteorológicas extremas verificadas em 2017, a dimensão excecional das perdas de vidas humanas e a destruição de valores materiais e ambientais resultantes dos incêndios ocorridos este ano [2017], impõe-se a concretização de medidas estruturantes, designadamente no âmbito da promoção da investigação científica orientada para o aperfeiçoamento gradual e sistemático do sistema nacional de defesa da floresta contra incêndios", frisa o resolução governativa.

Os 18 projetos selecionados distribuem-se, por isso, em oito temáticas diferentes, sendo que a maioria (cinco) se relaciona com a "saúde e segurança ocupacional dos técnicos de combate".

No âmbito da temática da "gestão e valorização das biomassas nos espaços rurais" foram selecionados três projetos e sobre os "modelos de ordenamento e silvicultura preventiva" foi escolhido apenas um.

Relacionados com as atitudes e comportamentos face à prevenção e combate de incêndios" projetos, com a "meteorologia, previsão e gestão do risco" dois e um no âmbito do "restauro pós-fogo e gestão florestal".

Além destas temáticas, um dos projetos debruça-se sobre os " informação e de comunicações de emergência" e outro sobre a "gestão do fogo e comportamento de fogos extremos".

Tendo em conta que a Resolução do Conselho de Ministros determinou que as ações deveriam ser implementadas em "dois horizontes temporais", a curto e médio prazo, está previsto que este concurso venha a ter uma terceira edição até ao final deste ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório