Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2019
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Mais de um quinto dos trabalhadores recebia o salário mínimo até abril

Percentagem de trabalhadores a receber o salário mínimo nacional ficou nos 22,4% nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com os dados revelados esta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho.

Mais de um quinto dos trabalhadores recebia o salário mínimo até abril
Notícias ao Minuto

12:19 - 24/07/19 por Notícias ao Minuto 

Economia salário mínimo

A percentagem de trabalhadores a receber o salário mínimo nacional (SNS) ficou nos 22,4% nos primeiros quatro meses do ano, ou seja, até abril, de acordo com dados revelados pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, esta quarta-feira. 

Os números mostram que esta taxa diminuiu, tanto em comparação com 2018 como com 2017, mas há uma diferença adicional, de acordo com a tutela: 

"Desde há três anos que, nas comparações homólogas, se tem vindo a reduzir progressivamente o peso dos trabalhadores com remuneração igual ao SMN no total do emprego criado. Nos primeiros quatro meses de 2019, só 7% do crescimento homólogo do emprego ficou a dever-se ao aumento do número de trabalhadores com remuneração equivalente ao SMN", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Recorde-se que no início deste ano o valor do salário mínimo nacional foi atualizado para 600 euros, uma medida incluída no Orçamento do Estado para 2019, e que significa um acréscimo de 20 euros em comparação com o ano anterior. 

Acrescenta ainda o Governo que o valor do salário mínimo nacional registou uma valorização real do seu valor em cerca de 14% nos últimos quatro anos. O valor máximo do salário mínimo foi atingido em abril, quando alcançou o patamar dos 944,2 euros.

"O aumento do SMN constitui um mecanismo importante no contexto das políticas de combate à pobreza e à exclusão social, contribuindo igualmente para a redução das desigualdades salariais e, portanto, na repartição do rendimento", explica ainda a tutela. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório