Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

IRS. Fisco altera profissões que dão desconto a residentes não habituais

Lista de profissões atualizada foi publicada, esta terça-feira, pelo Governo.

IRS. Fisco altera profissões que dão desconto a residentes não habituais
Notícias ao Minuto

12:39 - 23/07/19 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

O Governo divulgou, esta terça-feira, quais são as profissões que dão desconto no IRS a residentes não habituais. A lista, publicada em Diário da República, inclui agora agricultores, construtores e especialistas em floresta, entre outros. Esta revisão, sublinhe-se, tem como objetivo responder às necessidades da economia portuguesa

"Na sequência do trabalho desenvolvido conjuntamente entre áreas governativas das Finanças, da Economia e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, procede-se a uma revisão profunda da tabela de atividades constante da referida portaria, por forma a alinhar as atividades que dela constam com o valor acrescentado para o mercado de trabalho nacional, devido a competências especializadas ou dificuldades de recrutamento", pode ler-se no diploma. 

Profissões como a de arquitetos, psicólogos ou geólogos foram excluídas da lista. Por outro lado, médicos dentistas ou especialistas em floresta passam a fazer parte da seleção, de acordo com o mesmo documento. 

Esta revisão à tabela poderá ser realizada daqui por três anos, segundo o diploma: "Em função da avaliação da evolução da situação económica do país, a tabela de atividade de elevado valor acrescentado poderá ser revista no prazo de três anos", pode ler-se.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório