Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Bolsas europeias mistas à espera do BCE

As principais bolsas europeias estavam hoje mistas, à espera da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que se realiza na próxima quinta-feira.

Bolsas europeias mistas à espera do BCE
Notícias ao Minuto

09:16 - 22/07/19 por Lusa

Economia BCE

Cerca das 08h55 em Lisboa, o EuroStoxx 600 descia 0,03% para 387,12 pontos.

As bolsas de Londres, Frankfurt e Milão avançavam 0,16%, 0,05% e 0,02%, enquanto, em sentido contrário, as de Paris e Madrid recuavam 0,08% e 0,21%, respetivamente.

Depois de ter aberto em baixa, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e cerca das 08:55 o principal índice, o PSI20, descia 0,23% para 5.190,33 pontos.

Os mercados estão cada vez mais confiantes numa descida a curto prazo das taxas de juro na zona euro e nos Estados Unidos e analistas citados pela Efe referem que o BCE poderá cortar de forma adicional a facilidade de depósitos na próxima quinta-feira.

Em relação às taxas de juro nos Estados Unidos, os mercados estão confiantes numa descida das taxas de juro já em 31 de julho, depois de na quinta-feira um membro da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) ter feito comentários favoráveis a uma redução das taxas de juro.

Na agenda macroeconómica, o dado mais relevante da semana vai ser a estimativa do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre na sexta-feira, que poderá dar mais pistas sobre a decisão da Fed na reunião de 31 de julho.

Se finalmente a Fed descer as taxas de juro esta será a primeira vez desde 2008.

Na Europa, os investidores também vão manter-se atentos ao Reino Unido, onde se espera que Boris Johnson seja eleito líder do Partido Conservador na terça-feira e, portanto, assuma o cargo de primeiro-ministro.

Em Espanha, os investidores estão cautelosos, à espera da investidura do socialista Pedro Sánchez como presidente do Governo.

Hoje começa o debate da investidura que pode desembocar, se for para a frente o acordo do PSOE com Unidas Podemos, no primeiro Governo de coligação à escala nacional da democracia espanhola.

Entretanto, os investidores também continuam atentos à evolução das relações comerciais entre Washington e Pequim.

Na sexta-feira, a bolsa de Wall Street terminou em baixa, com o Dow Jones a recuar 0,25% para 27.154,20 pontos, contra o atual máximo desde que foi criado em 1896, de 27.359,16 pontos, registado em 15 de julho.

No mesmo sentido, o Nasdaq fechou a cair 0,74% para 8.146,49 pontos, contra o atual máximo, de 8.258,18 pontos, verificado em 15 de julho.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1218 dólares, contra 1,1220 euros na sexta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em setembro abriu hoje em alta, a cotar-se a 63,05 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,58 dólares do que no fim da sessão anterior.

O barril de petróleo Brent esteve acima dos 85 dólares no início de outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório