Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Autarcas de Évora exigem descontos para passes de transporte ferroviário

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) vai exigir à CP - Comboios de Portugal a inclusão dos passes de transporte ferroviário dos utilizadores do seu território no Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART).

Autarcas de Évora exigem descontos para passes de transporte ferroviário
Notícias ao Minuto

16:50 - 19/07/19 por Lusa

Economia Transportes

A exigência da CIMAC, que junta os 14 municípios do distrito de Évora, vai ser feita numa reunião que está marcada para 19 de agosto, indicaram hoje à agência Lusa fontes da comunidade intermunicipal.

As mesmas fontes adiantaram que estão interessados nos descontos os municípios de Vendas Novas, Montemor-o-Novo (com estação em Casa Branca) e Évora, os únicos da área da CIMAC que são servidos pela Linha do Alentejo.

A reunião com a CP foi marcada depois de o conselho intermunicipal da CIMAC, composto pelos 14 presidentes de câmara do distrito de Évora, ter aprovado uma tomada de posição que exige uma reunião com a CP para que fosse incluída no PART os passes dos utilizadores do transporte ferroviário.

A proposta de tomada de posição, aprovada por unanimidade, foi apresentada pelo presidente da Câmara de Vendas Novas, o socialista Luís Dias, segundo divulgou hoje o município, em comunicado enviado à Lusa.

"O PART não abrange os passes dos utilizadores do transporte ferroviário, apesar da insistência do município de Vendas Novas e da CIMAC, que estranham a resistência da CP em não permitir a sua aplicação e os sucessivos adiamentos das reuniões agendadas com o intuito de encontrar um entendimento", pode ler-se no tomada de posição.

O conselho intermunicipal da CIMAC decidiu, por outro lado, fixar o desconto nos passes mensais de transportes rodoviários aos residentes na sua área geográfica em 60% do seu valor.

A CIMAC abrange os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

O PART conta no total com 104 milhões de euros do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado, e terá a comparticipação de 12 milhões de euros dos municípios, cabendo a cada comunidade intermunicipal definir, a nível local, qual será o valor da redução no preço das viagens.

Pelo menos 60% do total que cada uma destas entidades vai receber terá de ser aplicado em "ações de apoio à redução tarifária nos transportes públicos coletivos" e o restante utilizado "no aumento da oferta de serviço e na extensão da rede".

O objetivo do Governo é conseguir mais 100 mil utilizadores dos transportes públicos, num total de mais 63 milhões de viagens anuais, reduzindo em 79 mil toneladas as emissões de CO2.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório