Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2019
Tempo
29º
MIN 27º MÁX 30º

Edição

Ministro defende pacto de regime para o desenvolvimento do Interior

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, defendeu hoje um pacto de regime para o desenvolvimento do Interior e afirmou que se não houver continuidade de politicas é muito difícil mudar uma situação que é estrutural.

Ministro defende pacto de regime para o desenvolvimento do Interior
Notícias ao Minuto

14:39 - 19/07/19 por Lusa

Economia Siza Vieira

"Aquilo que parece importante é que haja continuidade de políticas. O movimento de quebra demográfica nas regiões do Interior é um movimento que tem décadas e que não se corrige numa legislatura e muito menos em dois ou três anos. E, por isso, é preciso haver continuidade de políticas", afirmou à agência Lusa Pedro Siza Vieira.

O governante falava à margem do debate "Importância do Mercado Transfronteiriço como Alavanca de Desenvolvimento Territorial", que decorreu na Secretaria de Estado para a Valorização do Interior, em Castelo Branco.

O ministro reforçou a ideia de que é importante que as políticas tenham continuidade e deu como exemplo os benefícios fiscais à interioridade.

"Um governo aprovou, em 2008, uma redução da fiscalidade para o Interior. Em 2011, a maioria que estava na Assembleia da República revogou esse regime. Este ano, o Governo propôs no orçamento a recuperação do regime de fiscalidade positiva para o interior, que também não foi aprovado na Assembleia da República", sustentou.

Pedro Siza Vieira afirma que é difícil manter continuidade de políticas se os partidos dizem que tem que se ter atenção ao Interior, e depois, quando é preciso tomar decisões de distribuição de recursos, "as coisas não funcionam".

"Se não houver continuidade de políticas, é muito difícil mudar uma situação que é estrutural. Só se mudam situações estruturais se se mantiver consistência ao longo de varias legislaturas", concluiu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório