Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Governo divulgou vencedores dos melhores projetos inovadores no Estado

O Agrupamento de Escolas de Santo António, no Barreiro, o Instituto de Informática e a Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e da Transição Energética foram hoje premiados como projetos inovadores na gestão pública.

Governo divulgou vencedores dos melhores projetos inovadores no Estado
Notícias ao Minuto

14:14 - 19/07/19 por Lusa

Economia Inovação

A cada projeto vencedor será atribuído um prémio de 10 mil euros, que será repartido pelos membros das equipas vencedoras de forma equitativa.

O anúncio dos prémios foi feito hoje, em Lisboa, pela secretária de Estado da Administração e Emprego Público, Fátima Fonseca, e pelo secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

De acordo com Fátima Fonseca, nesta primeira edição dos prémios foram apresentadas 45 candidaturas, nove na categoria da valorização dos recursos humanos, 10 na categoria melhoria de ambientes de trabalho e 26 na categoria de modelos de gestão.

O prémio foi lançado em março do ano passado e as candidaturas terminaram no fim de janeiro.

O prémio 'Melhoria dos Ambientes de Trabalho' foi atribuído a uma equipa do Agrupamento de Escolas de Santo António, no Barreiro, que apresentou o projeto "Inovar para Melhor", para valorizar a diferença enquanto fator decisivo para a inclusão e o sucesso de todos, oriundos de todas as partes do mundo.

O júri identificou neste projeto "um interessante contributo inovador na procura de novos processos de organização dos ambientes de trabalho, através da comunidade alargada, incluindo os colaboradores docentes e não docentes, os alunos, as associações de pais e outros elementos da sociedade civil".

O prémio "Valorização dos Recursos Humanos" foi, por seu turno, entregue a uma equipa do Instituto de Informática I.P. que desenvolveu um projeto entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018 com várias vertentes nesta área.

"O júri decidiu premiar este projeto por considerar que as quatro iniciativas distintas que o mesmo integra demonstram o envolvimento e a participação dos colaboradores na melhoria dos processos internos e do serviço prestado", refere uma nota da direção de serviços de promoção de Inovação na Gestão.

O projeto recorre a suportes tecnológicos inovadores e implementa formas de reconhecimento do mérito dos colaboradores, com resultados relevantes, fomentando uma cultura organizacional "proativa e criativa".

Integra ainda iniciativas de sustentabilidade e conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, com impactos no bem-estar dos recursos humanos.

O prémio "Desenvolvimento de Modelos de Gestão" foi atribuído a uma equipa da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, com um projeto na área da melhoria das compras centralizadas e dos contratos através de notações matemáticas e de monitorização.

"O júri identificou neste projeto um modelo inovador de gestão, com condições de replicação elevadas, em diversos processos de contratação e negociação pública", apresentando um potencial "significativo" de benefícios económico-financeiros e de conhecimento da despesa.

O júri dos prémios -- regulados pela portaria 186/2018 -- foi constituído por Tiago Santos Pereira, em representação da área do Governo da Presidência e da Modernização Administrativa, César Pestana, das Finanças, Generosa do Nascimento, enquanto personalidade de reconhecido mérito na área dos Recursos Humanos, Helena Marujo, na área dos Ambientes de Trabalho, e Bob Santos, na área dos Modelos de Gestão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório