Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Atividade económica estabiliza e consumo privado aumenta em junho

O indicador coincidente para a atividade económica estabilizou em junho, depois de ter subido nos cinco meses anteriores, enquanto o indicador para o consumo privado aumentou, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Atividade económica estabiliza e consumo privado aumenta em junho
Notícias ao Minuto

14:11 - 19/07/19 por Lusa

Economia BdP

Em junho, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica manteve-se em 2,2%, tendo o valor de maio sido revisto de 2,1% para 2,2%.

Segundo o BdP trata-se de uma estabilização do indicador para a atividade económica "após ter aumentado nos cinco meses anteriores".

Já o indicador para o consumo privado aumentou para 2,4% em junho, verificando-se uma revisão em alta do valor de maio, de 2,1% para 2,3%.

De acordo com o BdP, "o indicador coincidente mensal para o consumo privado aumentou pelo terceiro mês consecutivo".

Considerando o trimestre terminado em junho, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica subiu para 2,2%, face aos 2,1% registados em maio (valor agora revisto em alta), e a variação homóloga do indicador para o consumo privado também melhorou para 2,3% face aos 2,2% de maio (leitura também revista em alta dos anteriores 2,1%).

Desde o início do ano, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade económica é de 2,0% (2,1% no período homólogo de 2018), enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado é de 2,2% (2,4% em 2018, valor agora revisto em baixa dos anteriores 2,5%).

Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são "indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico".

A entidade liderada por Carlos Costa refere também que "os valores passados dos indicadores coincidentes podem ser revistos devido quer a revisões estatísticas da informação de base, quer devido à incorporação de nova informação".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório