"Centeno no FMI é hipótese mas não é objetivo", admite Costa

O primeiro-ministro admitiu, esta sexta-feira, que a saída de Centeno para a liderança do FMI é uma possibilidade, mas que esse não era um objetivo estabelecido.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
19/07/2019 08:45 ‧ 19/07/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

Costa

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou, esta sexta-feira, que a possibilidade de o ministro das Finanças, Mário Centeno, ir para o Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma hipótese que está em cima da mesa, mas que não era esse o objetivo.

"Centeno no FMI é hipótese mas não é objetivo", disse o primeiro-ministro, em entrevista à Rádio Observador

Questionado sobre um momento em que tenha tido uma opinião contrária à de Mário Centeno, Costa adiantou que "houve imensas [situações] (...) muitas vezes convenceu-me, muitas vezes eu convenci-o, outras vezes chegamos a um ponto de acordo", disse o primeiro-ministro. 

O governante aproveitou para fazer um balanço dos últimos quatro anos de legislatura, adiantando que "não houve uma única situação de rotura por divergência política".

Costa promete baixar IRS

Questionado sobre as possíveis medidas com impacto na vida das pessoas, Costa adiantou que o objetivo passa por "aumentar a progressividade, [com] mais escalões, desdobrar os escalões, de modo a reduzir a carga sobre a classe média". 

"A redução será maior quanto maior o número de filhos e não em função do rendimento das famílias", afirmou Costa, prometendo "medidas que com impacto concreto" na vida das pessoas.

Sobre os aumentos salariais na Função Pública, Costa apontou que "ainda não tem um número na cabeça", mas admitiu que "agora que foi reposto tudo o que foi retirado", referindo-se ao descongelamento das carreiras, é altura de "retomar" os aumentos.

Leia Também: França será o 'arbitro' na seleção do líder do FMI. Centeno na corrida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas