Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

"Centeno no FMI é hipótese mas não é objetivo", admite Costa

O primeiro-ministro admitiu, esta sexta-feira, que a saída de Centeno para a liderança do FMI é uma possibilidade, mas que esse não era um objetivo estabelecido.

"Centeno no FMI é hipótese mas não é objetivo", admite Costa
Notícias ao Minuto

08:45 - 19/07/19 por Notícias ao Minuto

Economia Costa

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou, esta sexta-feira, que a possibilidade de o ministro das Finanças, Mário Centeno, ir para o Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma hipótese que está em cima da mesa, mas que não era esse o objetivo.

"Centeno no FMI é hipótese mas não é objetivo", disse o primeiro-ministro, em entrevista à Rádio Observador

Questionado sobre um momento em que tenha tido uma opinião contrária à de Mário Centeno, Costa adiantou que "houve imensas [situações] (...) muitas vezes convenceu-me, muitas vezes eu convenci-o, outras vezes chegamos a um ponto de acordo", disse o primeiro-ministro. 

O governante aproveitou para fazer um balanço dos últimos quatro anos de legislatura, adiantando que "não houve uma única situação de rotura por divergência política".

Costa promete baixar IRS

Questionado sobre as possíveis medidas com impacto na vida das pessoas, Costa adiantou que o objetivo passa por "aumentar a progressividade, [com] mais escalões, desdobrar os escalões, de modo a reduzir a carga sobre a classe média". 

"A redução será maior quanto maior o número de filhos e não em função do rendimento das famílias", afirmou Costa, prometendo "medidas que com impacto concreto" na vida das pessoas.

Sobre os aumentos salariais na Função Pública, Costa apontou que "ainda não tem um número na cabeça", mas admitiu que "agora que foi reposto tudo o que foi retirado", referindo-se ao descongelamento das carreiras, é altura de "retomar" os aumentos.

Leia Também: França será o 'arbitro' na seleção do líder do FMI. Centeno na corrida

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório