Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Regulador da energia aprova regulamento das redes inteligentes

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou o Regulamento dos Serviços de Redes Inteligentes de Distribuição de Energia Elétrica, informou hoje a reguladora.

Regulador da energia aprova regulamento das redes inteligentes
Notícias ao Minuto

17:22 - 18/07/19 por Lusa

Economia Energia

O diploma vem enquadrar a prestação dos serviços no âmbito das redes inteligentes por operadores de rede e comercializadores, explica o comunicado.

Depois de um processo de consulta pública, a nova regulamentação agora aprovada tem como objetivo promover "a introdução de soluções inovadoras e avançadas de medição, recolha e tratamento de dados de consumo e de produção nas redes de baixa tensão", para "acomodar no sistema elétrico, ao menor custo, as situações emergentes como a produção distribuída ou o carregamento de veículos elétricos".

As redes inteligentes vão permitir aos consumidores fazerem a leitura real diária do seu consumo, permitindo que as faturas a receber sejam realizadas com base em consumos reais (sem estimativas).

Adicionalmente, os consumidores passam a ter "acesso aos seus dados de consumo real com maior frequência e maior detalhe, através de meios eletrónicos" e podem "alterar remotamente a potência contratada".

A ERSE acrescenta que a introdução das novas regras será gradual, uma vez que a disponibilização destes serviços pressupõe a pré-existência das infraestruturas das redes inteligentes, como contadores inteligentes e sistemas de comunicações e de tratamento dos dados de energia.

Deste modo, haverá uma fase inicial de implementação transitória, até 31 de dezembro de 2020.

"A partir de 2021, os sistemas inteligentes devem passar a uma nova fase com os serviços completos das redes inteligentes", esclarece a entidade reguladora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório