Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bruxelas destina 4,2 ME para apoiar liberdade dos media e jornalismo

A Comissão Europeia anunciou hoje que disponibiliza um total de 4,2 milhões de euros para o apoio da liberdade dos meios de comunicação social e jornalismo de investigação na Europa, num conjunto de três iniciativas.

Bruxelas destina 4,2 ME para apoiar liberdade dos media e jornalismo
Notícias ao Minuto

16:55 - 18/07/19 por Lusa

Economia Media

De acordo com a Efe, a Comissão Europeia pretende promover e apoiar a liberdade e o pluralismo dos meios de comunicação na União Europeia, tal como o está reconhecido no artigo 11 dos Direitos Fundamentais da UE.

A primeira das três iniciativas, para a qual destina 1,4 milhões de euros, estabelece um mecanismo de reação a nível europeu para diminuir das violações e a degradação da liberdade de imprensa nos meios de comunicação dos Estados-membros.

A segunda iniciativa cria um fundo de 1,5 milhões de euros para apoiar o jornalismo de investigação transfronteiriço na União Europeia.

Por último, a terceira iniciativa irá permitir às partes interessadas, por exemplo jornalistas ou ONG, propor projetos que apoiem o jornalismo independente e cooperação jornalística nos Estados-membros, ou que sensibilizem e sublinhem a importância da liberdade dos media, a qualidade e ética do setor na União Europeia. Para esta iniciativa estão destinados 1,3 milhões de euros.

Esta convocatória está aberta até 27 de setembro e podem ser propostos projetos piloto e ações que levam a cabo algumas das três iniciativas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório