Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ministros das Finanças do G7 'torcem nariz' a criptomoedas e fazem alerta

Alerta surge numa altura em que o Facebook tem 'cripto-novidades'.

Ministros das Finanças do G7 'torcem nariz' a criptomoedas e fazem alerta
Notícias ao Minuto

11:51 - 18/07/19 por Lusa

Economia Reunião

Os ministros das Finanças do G7 alertaram hoje para os riscos das criptomoedas, como a 'Libra', anunciada pelo Facebook, para o sistema financeiro, durante a reunião em Chantilly, norte de Paris.

"Os ministros e os governadores chegaram a um acordo para dizer que projetos como o da 'Libra' podem ter repercussões sobre a soberania monetária e o funcionamento do sistema monetário internacional", indicou a presidência francesa na declaração final da reunião.

"Todos os membros do G7 manifestaram as suas fortes inquietações sobre o projeto 'Libra'", afirmou o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, durante a conferência de imprensa final da reunião.

"Um projeto como a 'Libra' põe sérias dificuldades", advertiu Bruno Le Maire, adiantando que "existem regras financeiras a que os Estados soberanos se sujeitaram ... e que devem ser respeitadas por todos", como a luta contra o branqueamento de capitais contra o financiamento do terrorismo.

Os ministros das Finanças do G7 já tinham concordado no primeiro dia do encontro, na quarta-feira, em "agir rapidamente" face ao "preocupante" projeto de criptomoeda 'Libra' anunciado pelo Facebook.

Com a criação anunciada em meados de junho desta moeda digital que oferece um modo de pagamento alternativo aos circuitos bancários tradicionais, o Facebook pretende alterar o sistema financeiro mundial. Prometida para 2020, a 'Libra' inspira-se em cripto-ativos como a 'Bitcoin'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório