Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

PSI20 segue em baixa. Jerónimo Martins e Galp pressionam as negociações

A bolsa de Lisboa seguia hoje em baixa, em linha com as congéneres europeias.

PSI20 segue em baixa. Jerónimo Martins e Galp pressionam as negociações
Notícias ao Minuto

09:19 - 18/07/19 por Lusa

Economia Bolsa de Lisboa

A bolsa de Lisboa seguia hoje em baixa, em linha com as congéneres europeias, com as ações da Jerónimo Martins e da Galp a pressionarem as negociações.

Pelas 08h47, o principal índice da bolsa de Lisboa seguia a recuar 0,37% para 5.232,96 pontos, com 13 ações em baixa, uma em alta e quatro inalteradas.

A liderar as perdas seguiam os CTT e a Mota Engil, que recuavam 1,68% para 1,99 euros, seguidas da Jerónimo Martins e da Galp que desvalorizavam 0,70% e 6,68% para 14,81 e 13,93 euros, respetivamente.

De acordo com a analista da XTB, Carla Santos, a Mota-Engil é a empresa mais penalizada pela atual conjuntura internacional, uma vez que tem uma dependência muito forte face ao sentimento de mercado.

"O acender da guerra comercial e a queda do preço do petróleo é das variáveis que mais impacta na cotação da Mota Engil face à sua exposição aos mercados emergentes", refere.

Lisboa seguia em linha com o sentimento das principais bolsas europeias, que estavam hoje em baixa, preocupadas com o andamento das negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Depois de, na terça-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter afirmado que as relações comerciais entre Washington e Pequim "têm um longo caminho pela frente", os investidores continuam pendentes da evolução das relações entre os dois países.

A apresentação de resultados empresariais nos Estados Unidos também está na agenda dos investidores, que hoje aguardam os da Microsoft e do Morgan Stanley.

Entretanto, os mercados continuam confiantes numa descida das taxas de juro, tanto na zona euro como nos Estados Unidos.

Se finalmente a Fed descer as taxas de juro esta será a primeira vez desde 2008.

A nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1236 dólares, contra 1,1225 euros na quarta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em setembro abriu hoje em baixa, a cotar-se a 63,52 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,10 dólares do que no fim da sessão anterior.

O barril de petróleo Brent esteve acima dos 85 dólares no início de outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório