Meteorologia

  • 24 AGOSTO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bruxelas investiga Amazon por alegado uso de dados de vendedores

Bruxelas vai avançar com uma investigação aprofundada à Amazon, de acordo com a informação que está a ser avançada pela CNBC, esta quarta-feira. O objetivo é perceber se a gigante do comércio eletrónico está a respeitar as práticas de concorrência.

Bruxelas investiga Amazon por alegado uso de dados de vendedores

A comissária da Concorrência da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, disse que a União Europeia (UE) abriu uma investigação formal para perceber se a Amazon está a utilizar dados de retalhistas que vendem no 'marketplace' da gigante do comércio eletrónico. 

De acordo com a CNBC, a investigação está focada no facto de a Amazon ter um "duplo papel", enquanto retalhista e gestora do 'marketplace'. 

"Com base nos dados preliminares [recolhidos pela] Comissão Europeia, a Amazon parece utilizar informações concorrências confidenciais - sobre os vendedores do mercado, sobre os produtos e transações do mercado", disse Vestager, citada pela CNBC. 

Entretanto a Amazon já reagiu e disse, em comunicado, que vai "cooperar totalmente com a Comissão Europeia", acrescentando que a empresa continua "empenhada em trabalhar para apoiar os negócios de todos os tamanhos e ajudá-los a crescer". 

A Comissão Europeia, a unidade executiva da UE, começou por questionar os vendedores sobre como é que a Amazon recolheu os seus dados durante o ano passado. Se Bruxelas considerar que a Amazon não cumpriu com as regras de concorrência, pode multar a empresa num montante correspondente em até 10% das receitas globais da firma. 

Recorde-se que a Amazon vende, através da sua plataforma, produtos próprios, mas tem espaço para comerciantes independentes venderem diretamente aos consumidores.

[Notícia atualizada com mais informação às 11h37]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório