Motoristas propõem serviços mínimos mais limitados do que na outra greve

Sindicatos dos motoristas entregaram uma proposta de serviços mínimos no pré-aviso de greve. Apesar das semelhanças, também há diferenças.

Patrões não cumprem mapa de reivindicações? ANTRAM desmente sindicatos

© iStock

Beatriz Vasconcelos
17/07/2019 08:26 ‧ 17/07/2019 por Beatriz Vasconcelos

Economia

motoristas

Apesar de o pré-aviso de greve apresentado pelos motoristas esta semana ser semelhante ao apresentado em abril, há algumas diferenças que podem realmente ter impacto no que diz respeito aos serviços mínimos. Isto porque a afetação de pessoal nesta greve é menor em relação à de abril, segundo a notícia avançada pelo ECO e confirmada pelo Notícias ao Minuto

O documento do pré-aviso de greve propõe alguns serviços mínimos, que os trabalhadores se propõem assegurar, de acordo com o documento a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Um dos quais é o "abastecimento de combustíveis líquidos e gasosos a todos os postos de combustível do território nacional, granel e gás embalado, tendo por referência 25% dos trabalhadores afetos a este tipo de serviços por cada empresa", pode ler-se. 

A questão é que na outra greve, em abril, ficou definido que os abastecimentos teriam como "referência 40% dos trabalhadores afetos a este tipo de serviço por cada empresa", de acordo com a missiva publicada pela DGERT.

Durante a greve de abril, alegando o não cumprimento dos serviços mínimos decretados, o Governo avançou com a requisição civil, definindo que os trabalhadores a requisitar deveriam corresponder "aos que se disponibilizem para assegurar funções em serviços mínimos e, na sua ausência ou insuficiência, os que constem da escala de serviço".

O Governo chegou a declarar "situação de alerta" devido à greve, avançando com medidas excecionais para garantir os abastecimentos e, numa reunião entre a ANTRAM e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) foram definidos os serviços mínimos.

Desta vez, a situação é diferente e os sindicatos - o SNMMP e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) - decidiram antecipar-se, apresentando desde logo uma proposta de serviços mínimos juntamente com o pré-aviso de greve. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas