Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Standard Bank revê em baixa a inflação em Moçambique para 6,2%

O Banco Standard prevê que a inflação em Moçambique termine o ano nos 6,2% face a 2018, o que representa uma revisão em baixa face à previsão anterior, que apontava para uma inflação nos 9,9%.

Standard Bank revê em baixa a inflação em Moçambique para 6,2%
Notícias ao Minuto

10:04 - 14/07/19 por Lusa

Economia Banco

"Tendo em conta o comportamento da inflação no seguimento dos ciclones, e melhoria no comportamento do mercado cambial, atualizámos a nossa previsão para a inflação, antecipando que a inflação termine 2019 nos 6,2%, ou seja, 3,7 pontos percentuais abaixo da nossa previsão anterior", dizem os analistas do Standard Bank no mais recente relatório sobre as economias africanas.

No relatório, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os economistas do banco sul-africano escrevem que "a previsão de inflação para 2020 também foi descida num ponto percentual, para 5,8% face a este ano".

Sobre o enquadramento orçamental, o Standard Bank afirma esperar a consolidação orçamental apenas no próximo ano devido aos efeitos dos ciclones e à aproximação das eleições: "No seguimento do impacto negativo dos ciclones e dada a possibilidade de ultrapassagem dos custos previstos para as eleições de outubro, só vemos um regresso à consolidação orçamental no próximo ano", escrevem, concluindo que "como resultado, o recurso ao financiamento interno deverá continuar a aumentar".

O Governo de Moçambique reviu em baixa as previsões de crescimento económico para este ano no seguimento dos ciclones, antecipando um abrandamento para 2% do PIB e um regresso ao forte crescimento, de 6%, em 2020, de acordo com as últimas previsões apontadas pelo Presidente de Moçambique, durante a visita a Portugal, este mês.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório