Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Fitch desce perspetiva de evolução de Angola para negativa

Hong Kong, China, 13 jul 2019 (Lusa) - A agência de notação financeira Fitch desceu a Perspetiva de Evolução da economia de Angola, mantendo o país no nível B, abaixo da recomendação de investimento, devido à lenta recuperação económica e ao aumento da dívida pública.

Fitch desce perspetiva de evolução de Angola para negativa
Notícias ao Minuto

10:56 - 13/07/19 por Lusa

Economia Fitch

"A revisão da Perspetiva de Evolução da economia de Estável para Negativa reflete a deterioração das métricas da dívida, a contínua queda das reservas externas e uma recuperação económica adiada e mais lenta do que o previsto", escrevem os analistas na explicação que sustenta a ação de 'rating'.

A Fitch mantém a opinião sobre a qualidade do crédito soberano em B, abaixo da recomendação de investimento, ou seja, 'lixo' ou 'junk', como é normalmente conhecido.

"O nível de dívida pública continuou a aumentar de 80,2% do PIB, em 2018, para 83,8% este ano, segundo as nossas previsões", escreve a Fitch, notando que este rácio está "bem acima da média dos países com uma nota 'B', nos 59,1%.

O nível de dívida seria ainda maior se as contas da Sonangol fossem incluídas, o que elevaria 88,8% este ano, diz a Fitch, notando que uma parte desta deterioração nas métricas da dívida "é o resultado da depreciação do kwanza, apesar de alguns dos riscos sobre a liquidez da moeda externa estão mitigados, de alguma forma, pelo facto de o governo receber a maioria das suas receitas em dólares".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório