Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2019
Tempo
23º
MIN 19º MÁX 26º

Edição

Passageiros nos aeroportos portugueses subiram 7,2% para 27,4 milhões

Os aeroportos portugueses registaram um aumento de 7,2% no número de passageiros no primeiro semestre deste ano, atingindo um total de 27,4 milhões, de acordo com a Vinci, dona da gestora ANA -- Aeroportos de Portugal.

Passageiros nos aeroportos portugueses subiram 7,2% para 27,4 milhões
Notícias ao Minuto

19:05 - 12/07/19 por Lusa

Economia 1.º semestre

No segundo trimestre, o número de passageiros que passou pelas infraestruturas aeroportuárias foi de 16,4 milhões, um aumento de 7,8% face ao período homólogo, avançou o grupo.

Nos 12 meses até ao final do semestre o aumento homólogo foi de 6%, para 57,1 milhões de passageiros.

O aeroporto de Lisboa registou 14,6 milhões de passageiros no semestre, uma subida de 6,6%, sendo que no segundo trimestre a infraestrutura atingiu os 8,3 milhões de passageiros, mais 8,5%.

No caso do Porto, a subida foi de 9,9%, registando os 6,1 milhões de passageiros no semestre, enquanto no trimestre o aumento foi de 10,3%, para 3,5 milhões de passageiros.

Já o aeroporto do Faro contabilizou um crescimento de 6,8% para 3,9 milhões de passageiros nos primeiros seis meses deste ano e de 5% para 2,9 milhões de pessoas no segundo trimestre.

Pela Madeira passaram no semestre 1,6 milhões de passageiros, mais 2,1% do que no período homólogo e 899 mil passageiros no segundo trimestre, uma subida de 0,3%.

O movimento nos Açores também cresceu, em 8,3% nos primeiros seis meses do ano (mais de um milhão de passageiros) e 9,2% no segundo trimestre (684 mil).

Globalmente, o grupo salientou que "durante o segundo trimestre de 2019, o número de passageiros na rede Vinci Airports aumentou 7,3% em comparação com o segundo trimestre de 2018, com um total de 66,2 milhões de passageiros movimentados em 46 aeroportos da rede".

No primeiro semestre de 2019, o tráfego cresceu 6,7%, de acordo com a empresa.

No mesmo comunicado, a Vinci destacou que "em Portugal, por exemplo, onde o número de passageiros aumentou 7,8% no segundo trimestre nos 10 aeroportos da rede, a Qatar Airways abriu a primeira ligação direta entre Lisboa e Doha em junho, enquanto a TAP Air Portugal passou a voar para Washington DC".

Na mesma nota, Nicolas Notebaert, presidente da Vinci Airports e presidente executivo da Vinci Concessions, comentou que "o desenvolvimento de novas rotas é essencial para o projeto de criação de valor da Vinci Airports, que adotou uma abordagem proativa nas parcerias com as companhias aéreas".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório