Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

FMI prevê que Portugal registe excedente já no próximo ano

As conclusões constam no Article IV, divulgado pelo FMI esta sexta-feira.

FMI prevê que Portugal registe excedente já no próximo ano
Notícias ao Minuto

14:10 - 12/07/19 por Notícias ao Minuto

Economia FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia portuguesa registe excedente orçamental já no próximo ano, de acordo com as conclusões do Article IV, divulgado esta sexta-feira. Este relatório contém as conclusões do FMI face à avaliação que fez à economia portuguesa em maio. 

"Prevê-se que o défice seja eliminado em 2020 se as políticas [orçamentais] se mantiverem. O rácio da dívida pública deve voltar a diminuir em 2019", pode ler-se no relatório do FMI. 

A instituição estima que Portugal vai registar um crescimento do produto interno bruto (PIB) na ordem dos 1,7% este ano e depois vai abrandar para 1,5% no próximo ano.

Porém, o FMI reconhece melhorias na economia portuguesa, justificando que a "expansão de Portugal está no sexto ano, com o desemprego abaixo dos níveis pré-crise e melhorando os índices de dívida públicos e privados". 

Quanto aos obstáculos, "apesar de as principais fontes de risco serem externas, são necessárias políticas internas fortes para tornar Portugal mais resiliente", nota ainda o FMI. 

O Governo estima também uma expansão do PIB de 1,9% este ano e no próximo, ao passo que as previsões da Comissão Europeia apontam para um avanço de 1,7% para 2019 e 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório