Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

BCE vai publicar nova taxa EuroSTR às 7h00 de cada dia útil

O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que vai publicar a taxa EuroSTR, que um dia substituirá a Eonia, às 8:00 CET, atuais 07:00 em Lisboa, de cada dia útil.

BCE vai publicar nova taxa EuroSTR às 7h00 de cada dia útil
Notícias ao Minuto

13:50 - 11/07/19 por Lusa

Economia BCE

O BCE publicará o valor da taxa na sua página de Internet a partir de 2 de outubro, através da plataforma Market Information Dissemination (MID) na área destinada aos dados estatísticos.

A autoridade monetária da zona euro calculou em maio um diferencial fixo de 8,5 pontos base entre a EuroSTR e a Eonia.

A Eonia (Euro OverNight Index Average) é uma taxa de juro de referência a um dia para o euro, que se calcula a partir de operações reais no mercado interbancário, atuando o BCE como agente de cálculo designado pelo administrador, e que se utiliza como indicador de referência em muitos empréstimos a um dia e em transações com derivados.

Em 2020, a Eonia deixará de cumprir os critérios que a regulamentação da União Europeia (UE) exige sobre taxas de juro de referência porque muitos bancos deixaram de dar informação e a taxa é cada vez menos fiável, por isso o BCE publicará a nova taxa EuroSTR.

Para facilitar aos mercados a adoção da EuroSTR em substituição da Eonia, o BCE estabeleceu um período de transição.

Tal como a Eonia, a EuroSTR será utilizada como indicador de referência em muitos empréstimos a um dia e em transações com derivados, sendo o BCE o administrador desta nova taxa e tendo a responsabilidade de a disponibilizar.

A EuroSTR será calculada com informação estatística do mercado interbancário e refletirá o custo de financiamento dos bancos da zona euro no mercado grossista de depósitos a um dia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório