Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Empresas estimam crescimento das exportações de 4% este ano

As empresas exportadoras de bens perspetivam um crescimento nominal de 4,0% das suas exportações em 2019, de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo INE, abaixo da 1.ª previsão.

Empresas estimam crescimento das exportações de 4% este ano
Notícias ao Minuto

11:00 - 11/07/19 por Notícias ao Minuto

Economia Exportações

As empresas prevêem que as exportações cresçam 4% este ano, abaixo da anterior previsão de 4,3%, de acordo com um relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta quinta-feira. As empresas esperam ainda que a taxa de exportações seja mais elevada dentro da UE, do que fora. 

"As empresas exportadoras de bens perspetivam um crescimento nominal de 4% das suas exportações em 2019. As empresas esperam um aumento de 4,2% nas exportações Intra-UE e para os mercados Extra-UE as perspetivas apontam para um aumento de 3,4%", pode ler-se no relatório do INE.

Excluindo os 'combustíveis e lubrificantes', as perspetivas reveladas pelas empresas indicam crescimentos semelhantes: +4,0% no total do Comércio internacional, +3,5% no Comércio Extra-UE e +4,2% no Comércio Intra-UE.

Estes números, sublinhe-se, são uma revisão em baixa face à estimativa das empresas divulgada no arranque do ano e devem-se ao facto de o desempenho nos mercados que já são clientes estar a ser abaixo do esperado.

"A revisão resultou principalmente das perspetivas das pequenas e médias empresas, que apontaram como principais motivos para essa revisão em baixa, o pior comportamento que o esperado na generalidade dos mercados de destino já clientes e em mercados específicos", pode ler-se. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório