Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Wall Street fecha em alta com recorde do Nasdaq

A bolsa nova-iorquina fechou hoje em alta, com o índice tecnológico Nasdaq a estabelecer um novo recorde no fecho da sessão, no seguimento de uma intervenção do presidente da Reserva Federal (Fed) no Congresso.

Wall Street fecha em alta com recorde do Nasdaq
Notícias ao Minuto

23:33 - 10/07/19 por Lusa

Economia mercados

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice tecnológico valorizou 0,75%, para os 8.202,53 pontos.

Da mesma forma, o seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,29%, para as 26.860,20 unidades.

Já o alargado S&P500 avançou 0,45%, para os 2.993,07 pontos, depois de ter superado pela primeira vez na sua história o patamar dos três mil pontos.

"O tom acomodatício do patrão da Fed dinamizou o mercado acionista", comentou Ken Berman, da Gorilla Trades.

Jerome Powell deixou hoje a porta aberta a uma próxima descida das taxas de juro, ao descrever no Congresso um quadro mitigado da economia norte-americana, submetida a riscos persistentes.

Perante os congressistas, Powell, que está sob pressão dos investidores e da Casa Branca para descer as taxas de juro, apontou "as inquietações sobre a fraqueza do crescimento (da economia) internacional" e "as incertezas sobre as tensões comerciais", que podem "ter um impacto sobre a economia" dos EUA.

Depois de terem estimado nos últimos dias em cerca de 100% as hipóteses de uma descida das taxas de juro em 25 pontos-base (0,25%) as taxas de juro de referência, durante a reunião da Fed sobre política monetária, marcada para 30 e 31 de julho, os investidores atribuem cerca de 30% de hipóteses à possibilidade de uma descida das taxas ainda mais importante, de 50 pontos-base, segundo a plataforma de informação bolsista CME.

Apesar de considerar demasiado elevada a possibilidade de um corte em 50 pontos-base, a analista Maris Ogg, da Tower Bridge Advisors, sublinhou "a fragilidade da atividade industrial através do mundo, da China à Europa, passando pelos EUA".

Para mais, "se a China e a Europa continuarem a ver a sua taxa de crescimento descer, então é pouco provável que os EUA continuem a crescer", indicou, o que configuraria uma situação favorável a descidas da taxa de juro por parte da Fed.

Estas descidas são acolhidas positivamente pelos investidores em Wall Street, porque representam óleo na engrenagem da economia norte-americana, através do embaratecimento do crédito às empresas e às famílias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório