Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Banco brasileiro tem plano de incentivo à agricultura

O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social brasileiro (BNDES) disponibilizou 23 mil milhões de reais (5,4 mil milhões de euros) para o 'Plano Safra 2019/2020', um crédito para investimento na produção agrícola, foi hoje anunciado.

Banco brasileiro tem plano de incentivo à agricultura
Notícias ao Minuto

21:08 - 10/07/19 por Lusa

Economia BNDES

Lançado anualmente, com vigência de julho a junho do ano seguinte - período escolhido estrategicamente pelo calendário do período de colheita agrícola brasileira -, o Plano é a principal fonte de incentivo ao produtor rural brasileiro.

De acordo com o BNDES, do valor total destinado para o plano, 19,6 mil milhões de reais (4,6 mil milhões de euros) serão direcionados para agricultura empresarial e 3,3 mil milhões de reais (780 mil euros) para a agricultura familiar.

O valor disponibilizado este ano pelo BNDES, que é uma empresa pública e o principal instrumento do Governo brasileiro para o financiamento de longo prazo em todos os segmentos da economia do país, supera em 700 milhões de reais (165 milhões de euros) o montante destinado no ano passado.

"O Banco vai operar em parceria com mais de 30 instituições financeiras - entre agências de fomento, cooperativas de crédito, bancos cooperativos, bancos privados e bancos públicos. Esta rede torna possível descentralizar o acesso aos recursos dos Programas Agropecuários do Governo Federal, facilitando o desenvolvimento de uma política pública de apoio à agropecuária", afirmou o BNDES na sua página da internet.

Todas as principais linhas de fomento à agropecuária empresarial tiveram o orçamento ampliado.

Os juros variam entre 0,5% e 4,6% ao ano para a agricultura familiar, e entre 5,25% a 10,5% para a agricultura empresarial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório