Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente da Reserva Federal diz que taxas de juro podem baixar

O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed) disse hoje que é provável que o banco central possa baixar as taxas de juro pela primeira vez numa década, em face do abrandamento económico e das tensões comerciais.

Presidente da Reserva Federal diz que taxas de juro podem baixar
Notícias ao Minuto

17:40 - 10/07/19 por Lusa

Economia Jerome Powell

Na entrega do relatório semestral do banco central norte-americano ao Congresso, Jerome Powell disse que desde que os responsáveis da Fed se reuniram no último mês, "as incertezas à volta das tensões comerciais e preocupações acerca do fortalecimento da economia mundial continuam a pesar sobre as perspetivas económicas dos Estados Unidos".

As palavras de Jerome Powell levaram a uma movimentação maior nos mercados de capitais, com a média do Dow Jones a subir 100 pontos ao final da manhã, nos Estados Unidos.

Alguns economistas sugerem que as palavras de Powell tornam uma certeza virtual a baixa da taxa de juro em 0,25% na reunião da Fed este mês, com outros a prever mais cortes.

Paul Ashworth, economista-chefe da Capital Economics, disse pensar que o crescimento económico vá descer abaixo da taxa anual de crescimento de 1% na segunda metade do ano, levando-o a crer que cortes adicionais poderão acontecer em dezembro e em março.

Arshworth disse que uma descida já em julho seria "um seguro contra o risco negativo que os responsáveis da Fed acreditam que estimularam [os riscos] nos meses recentes".

Muitos investidores apostaram numa baixa das taxas de juro este mês. A taxa de referência da Fed encontra-se num intervalo entre 2,25% e 2,5%, depois do banco central norte-americano ter aumentado as taxas de juro quatro vezes no último ano, uma ação que levou a ataques à gestão de Jerome Powell por parte do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump argumenta que o banco central cometeu um grande erro ao apertar a concessão de crédito no ano passado e que deveria baixar as taxas de juro agora.

Nas suas palavras ao Congresso, o presidente da Fed não mencionou as palavras críticas de Trump, preferindo saudar o congresso pela "independência" dada à gestão do banco central.

Na quinta feira, Jerome Powell falará ao comité de banca do Senado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório