Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Amas integradas através do PREVPAP assinam contrato até 1 de setembro

A secretária de Estado da Segurança Social anunciou hoje que até ao dia 1 de setembro estarão assinados todos os contratos com as amas integradas através do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP).

Amas integradas através do PREVPAP assinam contrato até 1 de setembro
Notícias ao Minuto

22:48 - 09/07/19 por Lusa

Economia Amas

No decorrer da audição na Comissão de Trabalho e Segurança Social, Cláudia Joaquim, em resposta a perguntas colocadas pelo deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro, disse que a 10 de maio "estavam a ser expedidas as notificações de aviso de procedimento a todas as amas que tiveram parecer favorável na CAB [Comissão de Avaliação Bipartida]".

"O cronograma que está feito tem como objetivo que no dia 01 de setembro possam estar a ser assinados, ou ser assinados com efeitos a 01 de setembro, todos os contratos", adiantou a secretária de Estado.

Dando como exemplo o Centro Distrital da Segurança Social do Porto, revelou que está a ser aplicado o método de seleção de avaliação curricular para que no prazo máximo de três semanas estejam a ser feitas as entrevistas.

"O objetivo é que no dia 01 de setembro todas as amas possam estar a assinar o seu contrato de trabalho em funções públicas", reiterou.

Questionada sobre os horários de trabalho das amas, Cláudia Joaquim explicou que a portaria da resposta creche familiar define que as crianças podem ficar na ama entre quatro a onze horas por dia, cinco dias por semana, sublinhando que o horário de trabalho da ama não são onze horas diárias.

De acordo com a secretária de Estado, em matéria de horário de trabalho aplica-se a Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas, que já prevê, em caso de necessidade de trabalho suplementar e nos casos excecionais devidamente fundamentados, que isso possa acontecer.

"Precisamos de compatibilizar aquilo que são as necessidades dos pais com aquilo que é o respeito pelo horário de trabalho e pela Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas. Naturalmente se tivermos famílias que necessitam de um horário muito mais alargado, provavelmente a resposta ama não será a resposta e teremos que apoiar essas famílias", apontou.

Acrescentou que se em causa estiver uma família que precisa diariamente de sete, oito ou nove horas, aí haverá "todo o enquadramento legal para o poder fazer".

De acordo com Cláudia Joaquim, todas estas questões vão estar especificadas no contrato de trabalho.

A temática das amas motivou duras críticas por parte da deputada social-democrata Carla Barros, que acusou a secretária de Estado de não ter tido coragem de dizer ao Bloco de Esquerda que "há questões ideológicas que as necessidades das famílias não suportam" e de dizer aos partidos de esquerda que o serviço prestado tem de ser adequado às necessidades das famílias e que esta prestação de serviço pode ser feita por privados.

Em resposta, Cláudia Joaquim lembrou que no anterior Governo, PSD e CDS-PP publicaram um decreto-lei, em 2015, que tinha como único objetivo criar amas privadas, "sem sequer terem criado as condições para que pudessem funcionar enquanto tal".

"O que eu gostaria muito era que em 2015 todas as questões que os senhores agora se preocupam tanto, se tivessem preocupado na altura", rematou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório