Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Português vai chefiar missão da União Europeia junto da OMC

A missão permanente da União Europeia (UE) junto da Organização Mundial do Comércio (OMC) vai ser chefiada por João Aguiar Machado, atual diretor-geral dos Assuntos Marítimos e Pescas (DG-MARE), foi hoje anunciado, em Bruxelas.

Português vai chefiar missão da União Europeia junto da OMC
Notícias ao Minuto

14:25 - 09/07/19 por Lusa

Economia OMC

Em comunicado, a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, anunciou a nomeação de Aguiar Machado, um funcionário de topo da Comissão Europeia, para chefiar a representação da UE junto da OMC, em Genebra.

Aguiar Machado transita da DG-MARE, cuja liderança assumiu em 2015, depois de ter sido diretor-geral da Mobilidade e Transportes.

Licenciado em Economia e Finanças com uma especialização em integração europeia, o seu currículo inclui ainda uma passagem pelo Fundo Monetário Internacional, em 1985, antes de integrar os quadros das instituições europeias.

A nomeação de Aguiar Machado acontece num contexto de más relações entre os Estados Unidos e a OMC, com Washington a ameaçar abandonar a instituição atualmente dirigida pelo brasileiro Roberto Azevedo.

A lista das nomeações hoje divulgadas inclui ainda Rosário Bento Pais, chefe de unidade na Direção-geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento, para responsável pela delegação da UE no Gabão.

O comunicado confirma ainda que Sónia Neto, conselheira de política internacional na Comissão Europeia, irá chefiar a delegação da UE junto da Guiné-Bissau.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório