Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

CGD. Ex-administradores entregam queixa na CMVM contra auditoria da EY

Antigos gestores da Caixa Geral de Depósitos já entregaram a queixa no regulador do mercado.

CGD. Ex-administradores entregam queixa na CMVM contra auditoria da EY

Cinco antigos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) enviaram uma queixa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para que o regulador se pronuncie sobre alegados erros na auditoria feita pela EY aos atos de gestão praticados entre 2000 e 2015.

A notícia, sublinhe-se, foi avançada pelo Expresso e entretanto confirmada pelo Notícias ao Minuto.  

Em causa está o facto de os antigos administradores terem encontrado alegados erros e incorreções na auditoria feita pela EY ao banco público.

Por isso, pretendem que a CMVM, que é responsável pela supervisão das auditoras, avalie a qualidade do trabalho realizado pela EY.

O Expresso adianta ainda que a queixa foi subscrita pelo antigo presidente da CGD Faria de Oliveira, mas também por Norberto Rosa, Jorge Tomé, Francisco Bandeira e José Araújo e Silva.

Porém, falta saber se o regulador irá, ou não, avaliar este caso, uma vez que a auditoria foi feita pela consultora EY e não pela auditora com o mesmo nome, como explica o semanário.

Durante as audições na segunda comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão do banco público, vários ex-responsáveis do banco fizeram críticas à auditoria da EY.

Faria de Oliveira disse, na altura, que o relatório "está enviesado na sua conceção, viciado em várias das suas ilações e descuidado, por culpa própria ou por falhas de obtenção da informação, em vários dados e conclusões".

Foi em maio que o Expresso avançou que antigos administradores da CGD se preparavam para apresentar uma queixa ao regulador de mercado. Porém, só agora, dois meses depois, é que o documento deu entrada na CMVM. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório