Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Wall Street fecha em baixa devido a nervosismo de investidores com taxas

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores a começarem com algum nervosismo uma semana que vai ser marcada por intervenções públicas do presidente do banco central dos EUA.

Wall Street fecha em baixa devido a nervosismo de investidores com taxas
Notícias ao Minuto

23:38 - 08/07/19 por Lusa

Economia mercados

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average cedeu 0,46%, para os 26.799,54 pontos.

O tecnológico Nasdaq recuou 0,81%, para as 8.095,46 unidades, e o alargado S&P500 perdeu 0,52%, para as 2.974,72.

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, deve falar na quarta e quinta-feira, no Congresso norte-americano, em contexto de particular expetativa quanto às decisões da instituição sobre taxas de juro.

"Vamos ter uma ideia muito precisa depois desta audição sobre o que a Fed vai fazer" durante a sua próxima reunião, em 30 e 31 de julho, estimou Bill Lynch, da Hinsdale Associates.

Com indicadores macroeconómicos dos EUA dececionantes nos últimos meses, os investidores têm antecipado, desde há semanas, uma descida de taxas de juro enérgica por parte da Fed nesta reunião.

A esperança tinha mesmo levado os três principais índices, na quarta-feira, a fecharem em níveis recorde, uma vez que descidas fortes nas taxas de juro rimam com condições de crédito mais favoráveis para as empresas e famílias nos EUA.

Mas a prudência substituiu a euforia desde sexta-feira nos mercados depois de um relatório mensal sobre o emprego nos EUA mostrar uma elevada criação de postos de trabalho. Esta informação afasta, aos olhos dos investidores, a necessidade absoluta de uma forte descida das taxas de juro para estimular a economia.

Grande parte dos investidores está a apostar agora na descida da taxa de referência em 25 pontos-base (0,25%) na próxima reunião da Fed.

"Não se deve afastar o cenário de manutenção do 'statu quo'" nas taxas, afirmou Bill Lynch. Este especialista dos mercados acrescentou que a ata da reunião anterior do banco central vai ser muito escrutinada na quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório