Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Madeira fará "tudo" para manter ligação marítima com continente

O Governo da Madeira fará "tudo aquilo que estiver ao seu alcance" para manter a ligação marítima de passageiros entre o arquipélago e o continente, mas nunca poderá suportar o custo da operação sozinho, disse hoje o vice-presidente do executivo.

Madeira fará "tudo" para manter ligação marítima com continente
Notícias ao Minuto

13:04 - 08/07/19 por Lusa

Economia Governo

"O que pretendemos é manter esta operação o ano inteiro e de preferência com Lisboa, não com Portimão", afirmou Pedro Calado, no porto do Funchal, no momento em que o navio ferry "Volcán Volcán de Timanfaya" se preparava para zarpar rumo ao Algarve, assinalando a primeira de 12 viagens que vai realizar até setembro.

O navio da empresa espanhola Naviera Armas foi fretado pela Empresa de Navegação Madeirense, a quem o Governo Regional concessionou a exploração da linha por três milhões de euros, durante os três meses de verão, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

O "Volcán Volcán de Timanfaya" partiu esta manhã do Funchal com 460 passageiros a bordo - embora tenha capacidade para 1.000 -, 110 automóveis e sete motas, para uma viagem com duração aproximada de 24 horas, devendo chegar a Portimão às 10:30 de terça-feira.

"O Governo Regional fará tudo aquilo que estiver ao seu alcance para a manutenção desta linha e até para ter a linha durante o ano inteiro, agora o que nós não podemos fazer é suportar única e exclusivamente com o erário do Governo Regional", afirmou Pedro Calado.

O governante criticou o executivo nacional por não estar a cumprir o princípio da continuidade territorial ao nível da mobilidade marítima, lamentando que ainda não tenha adaptado à região autónoma qualquer modelo de subsídio.

"O que está aqui em causa não é o custo por passageiro. O que está aqui em causa é o princípio da liberdade e da continuidade territorial entre a Madeira e o continente. Não temos culpa de ser e de estar numa ilha", disse.

Os residentes pagam 29,10 euros por uma viagem entre Funchal e Portimão, sendo possível viajar em camarote - o navio dispõe de 56 - a partir de mais 10 euros.

Para estudantes a viagem custa 25,50 euros e o preço por viatura é de 125 euros, ao passo que um bilhete para não residente se cifra em 85 euros.

"Montar uma operação destas apenas por três meses não é fácil, custou três milhões de euros e é toda suportada e financiada pelo Governo Regional", sublinhou Pedro Calado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório