Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Hotéis, voos ou burlas: O que fazer quando há problemas nas férias?

DECO identificou alguns problemas que podem surgir nas férias e diz qual a melhor forma de os resolver.

Hotéis, voos ou burlas: O que fazer quando há problemas nas férias?
Notícias ao Minuto

09:33 - 08/07/19 por Notícias ao Minuto

Economia Férias

Aproxima-se um período do ano em que os consumidores preparam as suas malas para o tão desejado período de férias. O problema é que mesmo de férias os problemas podem acontecer e, por isso, é necessário estar prevenido. 

O alerta é da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que revela ainda como é que os portugueses devem proceder caso sejam confrontados com uma das seguintes situações: 

  • Problemas com reservas em hotéis: "Interdição a crianças, cobrança indevida por cancelamento de reservas, quartos muito diferentes dos que se viu nas brochuras ou na internet, problemas nas instalações, preços cobrados excessivos são os principais contratempos que se verificam com as reservas em hotéis", refere a DECO, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Por isso, o que deve fazer, em primeiro lugar, é escrever no livro de reclamações. Além disso, lembra a DECO que o consumidor pode recorrer à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que é a autoridade administrativa nacional especializada no âmbito da segurança alimentar e da fiscalização económica.

  • Problemas com voos: Se, por acaso, tiver problemas com o seu voo, saiba que deve reclamar junto da sua agência ou transportadora. Além disso, pode também preencher o formulário de queixas do Instituto Nacional de Aviação Civil.

Pode ainda recorrer a centros de arbitragem de conflitos de consumo, julgados de paz e tribunais, explica a DECO.

  • Questões relacionadas com casa para férias: No que diz respeito a casas para férias, diz a DECO, é necessário que se evitem "precipitações, sobretudo na altura de pagar e quando a reserva é feita através da internet".

Caso a casa não corresponda ao anunciado, o consumidor deve pedir o livro de reclamações, que os estabelecimentos de alojamento local são obrigados a ter, adianta a associação. A reclamação é enviada para a ASAE, a entidade responsável pelo cumprimento da lei.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório