Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Fectrans quer 800 euros de salário base para camionistas em 2021

A federação sindical dos transportes (FECTRANS) pretende a instituição, em janeiro de 2021, de um salário base de 850 euros para todos os motoristas de pesados de mercadorias, a que serão acrescidos os diversos subsídios de função.

Fectrans quer 800 euros de salário base para camionistas em 2021
Notícias ao Minuto

21:11 - 04/07/19 por Lusa

Economia Fectrans

A FECTRANS apresentou informalmente na quarta-feira esta proposta à associação empresarial do setor, a Antran, e vai colocá-la na mesa das negociações, mediada pelo Ministério do Trabalho, na próxima reunião, marcada para dia 15.

Esta federação filiada na CGTP e o Sindicato Independente dos Motoristas e o dos Motoristas de Matérias Perigosas têm vindo a negociar a revisão do Contrato Coletivo do setor com a Antran, desde maio, tendo acordado um protocolo com a vista à implementação de um salário base de 700 euros para os camionistas, em janeiro de 2020.

A este salário base, acresce, como agora, vários subsídios inerentes ao desempenho da atividade e as diuturnidades.

Tendo em conta as condições de trabalho no setor rodoviário de mercadorias e na generalidade do setor dos transportes e comunicações, a FECTRANS lançou uma petição, que vai entregar na Assembleia da República, para que seja criado um regime especial da idade legal de reforma aos 55 anos, sem penalização.

"O objetivo desta petição é a antecipação da idade legal de reforma para todos os motoristas, dado tratar-se de uma atividade profissional que causa danos graves na saúde dos trabalhadores", disse à agência Lusa o coordenador da federação sindical, José Manuel Oliveira.

Segundo o sindicalista já foram recolhidas cerca de 5.000 assinaturas, mas os promotores vão continuar o procedimento, pois pretendem entregar a petição no parlamento no inicio da próxima legislatura.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório